Lindas flores hortênsias decoram os jardins e os parques desde a primavera até ao fim do outono. Para as manter bonitas e saudáveis, necessitam de uma poda adequada.
O que acontece se a hortênsia não for podada?
Sem desbaste e poda sanitária, os arbustos ficam superlotados, com pouco ar e luz. Se uma hortênsia não for podada durante vários anos, deixará de florir ou as suas inflorescências tornar-se-ão muito moles.
Um crescimento descontrolado pode levar à deformação do arbusto. A poda anual ajuda a manter as hortênsias saudáveis, promove uma floração uniforme e a formação de uma coroa adequada, tornando-as mais bonitas e saudáveis.
Tipos de corte:
-
Anual - remover as inflorescências secas e alguns caules para incentivar um novo crescimento e uma floração abundante.
-
Moldagem - dá ao arbusto uma forma definida e controla a distribuição dos ramos esqueléticos.
-
Saneamento - remoção de ramos doentes, danificados e fracos.
-
Rejuvenescimento - aplicado a plantas velhas ou partidas. O arbusto é podado ao nível do solo para estimular o crescimento de novos ramos esqueléticos.
A poda das hortênsias deve ser efectuada de maneira sistemática. Algumas variedades crescem muito rapidamente e precisam de ser desbastadas ao longo da estação. Para muitas variedades, a poda tem um efeito direto sobre o tamanho das inflorescências: quanto menos ramos restarem, maiores serão as inflorescências.
Quantos botões aparar
Todas as variedades de hortênsias são podadas de maneira diferente: as hortênsias arbóreas e as hortênsias de panícula são encurtadas de 2 a 5 gomos, quer o ramo cresça do solo ou do tronco. No outono, é preferível podar 3 a 4 gomos, na primavera, 2. O resultado deve ser uma forma hemisférica bem definida.
Nas hortênsias de flor grande, os rebentos não são cortados porque a floração ocorre nos ramos do ano anterior.
As diferentes espécies de hortênsias têm características específicas que devem ser tidas em conta aquando da poda. É aconselhável ler as informações sobre a planta em questão antes de iniciar o procedimento".
Poda de primavera
A poda é efectuada antes do despertar da planta. Com o fim do inverno, os caules começam a perder a sua seiva. É importante podar antes deste período. Se se atrasa e os botões já começam a inchar, é melhor esperar que as folhas apareçam antes de pegar na tesoura.
Poda na primavera:
-
para rejuvenescer os arbustos,
-
para que a coroa seja exuberante,
-
para aumentar o tamanho das inflorescências.
Procedimento:
-
Retirar todos os ramos congelados.
-
Corte todos os ramos finos e os que crescem para dentro do arbusto.
-
Se necessário, amarrar os restantes rebentos ao suporte.
Poda de outono: preparação para o inverno e estímulo à floração
A poda de outono é mais delicada. O seu objetivo é preparar o arbusto para o inverno e lançar as bases de uma futura floração abundante. A poda começa quando o tempo arrefece e as plantas estão completamente descansadas.
Remover os ramos secos, doentes e partidos, cortar os rebentos que crescem no interior do arbusto em forma de anel. Não é aconselhável podar demasiado o arbusto, pois os ramos jovens podem congelar.
Durante os primeiros 3 anos após a plantação, a poda de outono é indesejável, uma vez que as plantas precisam de ganhar força e tornar-se mais fortes. Apenas a poda sanitária deve ser efectuada durante este período.
Poda das diferentes espécies de hortênsias
As hortênsias de pétalas florescem em rebentos anuais, pelo que, no outono, pode remover não só os caules das flores e os ramos secos, mas também os rebentos anuais tortos que engrossam o arbusto - já floresceram. O mesmo deve ser feito com as hortênsias arbóreas.
A variedade com flores grandes floresce nos rebentos do ano anterior, por isso é preciso ter mais cuidado com ela. A sua poda consiste em retirar as hastes florais e cortar os rebentos danificados e secos a partir da base. Os rebentos cultivados este ano devem ser conservados, se possível, pois produzirão flores no próximo verão. A madeira delicada das hortênsias de flores grandes quebra-se facilmente com o vento, pelo que é importante eliminar os ramos que se cruzam e os ramos virados para o interior. Nas regiões setentrionais, é aconselhável cobrir as plantas após a poda.
Princípios básicos
Para manter as hortênsias saudáveis e bonitas, é necessário seguir regras simples.
- Utilizar apenas tesouras de podar afiadas - as cegas causam danos graves através dos quais a infeção pode entrar no tecido.
- Apare as inflorescências do ano passado e os ramos congelados num dia de sol no fim do inverno, antes que a seiva comece a amadurecer.
- Não deixar os ramos partidos e os cortes sem tratamento.
- Corte os troncos grossos com uma serra, certificando-se de que o corte é uniforme.
- Com uma tesoura de podar, faça cortes diagonais a 2-3 cm do rebento.
- Não podar os grandes arbustos de hortênsia de uma só vez, mas ao longo de vários anos, observando a sua saúde.
A poda é a chave da beleza e da saúde das hortênsias. Seguindo regras simples, é possível garantir que as plantas tenham condições óptimas de crescimento e de floração.