Departamento de consultas
0

Arranjos florais de tulipas e narcisos

As tulipas e os narcisos são os bolbos de floração primaveril mais populares do mundo nos climas temperados. A variedade infinita de espécies e variedades permite criar composições florais de uma beleza inigualável.

No entanto, mais cedo ou mais tarde, vai precisar de diversidade de espécies nos seus canteiros de flores de primavera. Então, vamos descobrir qual é a melhor maneira de combinar tulipas i narcisos em canteiros e bordaduras mistas.

Arranjos florais de tulipas e narcisos

Bolbos de tulipas de primavera

As companheiras mais adequadas para as tulipas são as plantas bolbosas de floração precoce com práticas agrícolas semelhantes, ou seja, as que requerem uma escavação anual. Este procedimento permite preservar as características varietais das plantas, melhorar a qualidade dos bolbos e, se necessário, utilizá-los para forçagem fora de época.

São poucas as plantas que preferem este ciclo de crescimento anual. Os jacintos, os açafrões de flores grandes e os phlox - as variedades de floração mais precoce deste lírio - são os melhores companheiros para as tulipas nos canteiros de flores de primavera.

É possível não as desenterrar todos os anos? É possível, mas ao fim de algumas estações, notará que as flores se tornam mais pequenas e que a sua cor pode mudar ou desaparecer. Todas as variedades de plantas de bolbos primaveris com flores grandes devem ser desenterradas todos os anos e armazenadas num local quente e semi-sombreado com boa ventilação durante o verão.  

Arranjos florais de tulipas e narcisos

Companheiros dos narcisos

Os narcisos são menos exigentes em termos de dormência anual sem solo e crescem bem num mesmo local durante 5-6 anos. Existem alguns híbridos particularmente exigentes, com flores grandes, duplas ou múltiplas, que precisam de ser desenterrados todos os anos, mas esta é a exceção e não a regra.

Isto facilita a escolha de companheiros para os narcisos em flor. Para além das tulipas e de outras plantas bulbosas primaveris, também podem ser prímulas e plantas de cobertura do solo menos agressivas, como sempre-vivas sebes ou jardins ornamentais.

Arranjos florais de tulipas e narcisos

A vida no jardim com coníferas

Os bolbos de primavera florescem muito cedo, quando o jardim ainda está relativamente vazio. Por isso, são boas companheiras para elas as coníferas de baixo crescimento em jardins ornamentais e colinas alpinas, bem como as coníferas altas, por exemplo como parte de sebes.

Contra o seu fundo sempre verde, qualquer lírio - seja de primavera ou de verão - tem sempre um aspeto muito favorável. No entanto, a combinação de tulipas e narcisos com zimbros é preciso ter em conta que este tipo de conífera tem um sistema radicular superficial, que pode ser danificado aquando da plantação e da escavação dos bolbos.

Como plantar tulipas no jardim? Como um tapete contínuo ou como um canteiro de flores ao longo de caminhos? Como substituir as tulipas e os narcisos depois de terem florescido - por plantas anuais brilhantes, ou talvez por um fertilizante verde com uma bela floração para restaurar a fertilidade do solo, como a phacelia? Diga-nos nos comentários abaixo deste artigo.

Publicado por: 22 out 2024
Visualizações: 43
(Votos: 0, rating: 0)
Deixe a sua opinião
Opinião
Adicionar um ou mais ficheiros