As orquídeas são plantas extremamente belas. Não são caprichosas e podem ser cultivadas mesmo num apartamento comum com ar seco. Seguindo os nossos conselhos simples, pode apreciá-las em sua casa.
Compra de flores
Para evitar decepções, compre plantas em grandes lojas onde a qualidade é controlada. Ao comprar, preste atenção às raízes - devem ser cinzentas ou verdes claras, fortes e firmes. A maior parte das orquídeas são vendidas em vasos de plástico transparente para que as raízes sejam bem visíveis. As plantas com raízes escuras ou partidas devem ser evitadas.
Substrato
No cultivo de orquídeas, são utilizados substratos especiais constituídos por casca de pinheiro e aditivos. A preparação de um substrato deste tipo é difícil, pelo que é melhor comprar um. Mais tarde, quando se tiver acumulado experiência, pode-se fazer o substrato por si próprio, utilizando receitas prontas, ou mesmo adicionar-lhe ingredientes à vontade, experimentando.
Temperatura
As orquídeas são termofílicas, mas cada espécie tem as suas próprias exigências em termos de temperatura. A temperatura mínima aceitável situa-se entre +5 e +18°C. Se for inferior, as raízes apodrecerão. Coloque um termómetro perto do vaso, pois no parapeito da janela é mais fresco do que em todo o apartamento.
Existem espécies de orquídeas amantes do frio que necessitam de temperaturas de +10+ 14°C no inverno e não mais de +22°C no verão. Estas incluem, por exemplo, o dendrobium australiano.
Rega
As orquídeas gostam de uma rega moderada. Regar quando o substrato estiver completamente seco. As plantas precisam de água macia, quase destilada. A água da torneira turva o substrato e as plantas começam a amarelar.
Iluminação
As orquídeas gostam de luz brilhante mas difusa. Os peitoris das janelas virados para leste ou oeste são adequados. Evitar a luz solar direta, especialmente no verão.
Humidade do ar
As orquídeas vivem nos trópicos e estão, portanto, habituadas ao ar húmido. Podem ser pulverizadas diariamente com água de um frasco de spray ou colocadas num tabuleiro cheio de água e gravilha. A humidade elevada é especialmente importante no inverno.
Fertilização
As orquídeas são alimentadas com um fertilizante especial de duas em duas semanas, mas apenas durante o período de crescimento ativo e de floração. As soluções líquidas para regar sob a raiz ou pulverizar as folhas são convenientes, mas os fertilizantes em forma de bastão ou de pastilhas não são adequados para esta flor.
A composição do fertilizante depende do estádio de desenvolvimento da planta. O adubo azotado é necessário durante o crescimento das folhas. O fósforo e o potássio são úteis durante a floração. Durante o crescimento ativo das raízes, as folhas são pulverizadas com fertilizante composto para evitar queimar as raízes jovens.
A alimentação é melhor feita de manhã, quando cada célula da flor está ativa e é capaz de absorver rapidamente os nutrientes. À noite, as plantas preparam-se para dormir, pelo que os micronutrientes são mal absorvidos.
Flores de jardim que se parecem com orquídeas
Mesmo as espécies de orquídeas que são convencionalmente consideradas resistentes ao frio não hibernam nos nossos jardins.
No entanto, existem flores de jardim com um aspeto que faz lembrar estas plantas exóticas:
A Alstromeria é uma planta bulbosa com flores muito brilhantes e frequentemente coloridas, reunidas até 15 em inflorescências no topo de caules altos e rectos. É uma das flores de corte e dos ramos de flores mais populares.
A verde-leão é uma magnífica planta perene que é por vezes designada poeticamente como "flor de dragão" devido à semelhança da flor com a face de um dragão. Apesar da forma exótica das suas inflorescências, a verde-leão é uma planta simples e despretensiosa da família dos gobies que as nossas avós cultivavam.
As íris são um outro exótico de jardim, diferente de tudo o que não seja uma orquídea, mas completamente despretensioso e de cores variadas. A coleção de íris no catálogo GraddinaMax é tão grande que, se quiser, pode encher um jardim inteiro com estas plantas majestosas e belas.
Transplantação de orquídeas
As orquídeas são mais difíceis de replantar do que as plantas normais, mas com as competências correctas o processo não demora mais de 10 minutos. O transplante é efectuado no início da primavera ou quando as raízes cresceram demasiado e estão penduradas de forma maciça no vaso.
Ordem de replantação:
-
Retirar o novo substrato da embalagem e colocá-lo de molho durante a noite em água limpa.
-
Retirar a planta do vaso e libertar as raízes dos fragmentos de substrato antigo.
-
Colocar as raízes num novo vaso e polvilhar com substrato húmido de modo a preencher todo o espaço.
Período de repouso
Após a floração, a maioria das orquídeas começa a descansar. O período de recuperação dura pelo menos 8 semanas. Durante este período, o vaso deve ser colocado sob luz solar indireta, a rega deve ser reduzida ao mínimo ou totalmente interrompida e a pulverização deve limitar-se à pulverização com um pulverizador. A alimentação também não é necessária.
Com a chegada da estação quente, a orquídea deve sair do seu estado de dormência. Externamente, isto manifesta-se pelo aparecimento de folhas jovens e caules de flores. Se isso não acontecer, a terapia de choque, que consiste em organizar diferenças de temperatura diurnas e nocturnas de 4-5 graus, ajudará.
O que mais é importante
Utilize vasos transparentes com grandes orifícios de drenagem no fundo para cultivar orquídeas. Não se esqueça de cortar as flores e as folhas secas.
Crie condições para as suas orquídeas tão próximas quanto possível do seu habitat natural. Na natureza, as belezas tropicais crescem em troncos de árvores com as suas raízes penduradas livremente. Elas obtêm tudo o que precisam para viver do ar. As orquídeas adaptaram-se a uma dieta muito escassa e são capazes de absorver o vapor de água como uma esponja.
São exatamente estas as condições que os floricultores simulam:
-
as raízes têm acesso à luz;
-
pulverizar frequentemente o ar à volta da planta;
-
utilizar um adubo com uma concentração muito baixa de nutrientes.
As orquídeas são criaturas delicadas, mas não é difícil criar um ambiente confortável para elas. Siga as nossas dicas e poderá cultivar flores saudáveis e bonitas em casa.