As plantas de interior são um oásis vivo de recuperação, e cuidar delas é não só agradável como também saudável. Vejamos quais as tendências de jardinagem interior que surgiram em 2025 e como podem ser adaptadas às suas necessidades.
Porque é que deve ter a sua própria selva
As plantas de interior não são menos saudáveis do que as plantas de jardim ou de floresta. Absorvem substâncias nocivas, retêm o pó nas suas folhas e purificam o ar.
A folhagem das plantas evapora continuamente a humidade, humidificando a atmosfera do apartamento, o que tem um efeito muito benéfico na pele e nas membranas mucosas. Toda a gente já reparou que, no inverno, quando o aquecimento está ligado, o ar nas divisões fica excessivamente seco. Isto faz com que a garganta fique seca e é necessário lubrificar a pele com hidratante com mais frequência. Num apartamento com muitas plantas, não há esses problemas.
Se as janelas estiverem viradas para uma autoestrada movimentada, o ar do apartamento fica poluído, contendo partículas de smog e de gases de escape. As plantas, tal como os filtros de um sistema split, captam essas partículas, impedindo-as de entrar nos pulmões.
Os amigos verdes são bons para a saúde mental. A sua presença acalma-o e coloca-o num estado de espírito positivo. Cuidar de plantas alivia os efeitos do stress. As pessoas que têm muitas plantas em casa concentram-se melhor e mostram mais criatividade.
As plantas decoram o espaço de uma forma invulgar. Atualmente, o respeito pelo ambiente e a naturalidade estão na moda, pelo que as flores de interior são as preferidas dos designers de interiores. Podem ser utilizadas como um interessante destaque ou desempenhar o papel de decoração de interiores principal.
Favoritos para 2025
Há uma moda para as flores de interior. Todos os anos, surgem novas variedades, algumas das quais fazem furor.
A tendência de 2025 é a aparência invulgar e a facilidade de tratamento. A origem das plantas não é importante - exóticas de continentes distantes e representantes da nossa flora europeia nativa são favoráveis. Os espécimes com cores invulgares, belas texturas ou formas interessantes merecem atenção.
Entre as novidades da moda:
- O Anthurium clarinervium de folhas decorativas com grandes nervuras contrastantes.
- O Ficus elastica tricolor com manchas brancas e cor-de-rosa nas folhas verdes.
- Hoya carnosa Crimson Queen com folhas de forma e tamanho clássicos, mas com uma cor invulgar, a que os especialistas chamam descoloração cor-de-rosa.
As plantas exóticas, que antes eram difíceis de encontrar, começaram agora a ser vendidas, pelo que muitas pessoas começaram a criar as suas próprias colecções. Em 2025, a ênfase no cultivo de plantas em casa mudou para a singularidade visual. As plantas com uma forma de folha invulgar são prioritárias, como a graciosa Pilea peperomioides com folhas em forma de moeda em longos pecíolos.
Como mudou a forma de cuidar das plantas de interior
A Internet e as redes sociais alteraram a abordagem do cultivo de flores em casa. Atualmente, um grande número de vídeos instrutivos foi adicionado aos serviços de florista. A disponibilidade de informação permite aos principiantes cuidar com sucesso de representantes muito caprichosos da flora, minimizando o risco de experiências negativas.
Mesmo que tenha nas suas mãos uma desconhecida, será capaz de identificar que tipo de flor é e como cuidar dela, regá-la, fertilizá-la e podá-la.
A automatização está a ganhar popularidade. Atualmente, são utilizados dispositivos inteligentes que recebem informações de sensores instalados nos vasos. O sistema sinaliza quando é altura de regar e de fertilizar. A tecnologia tornou o cuidado das plantas muito mais fácil, e agora não tem de se preocupar em esquecer-se de as alimentar, porque existem fertilizantes de longa duração.
Como colocar no interior
A selva doméstica de 2025 tem de ter um bom aspeto. Tem de ser disposta de uma forma que lhe dê um bom aspeto e, ao mesmo tempo, que todas as plantas se sintam bem. Eis algumas soluções actuais:
- Jardins verticais - os vasos são inseridos em painéis, redes e molduras fixadas na parede. Isto cria uma parede de plantas espetacular.
- Vasos suspensos - se tiver pouco espaço, pendure um grupo de plantas de uma só vez para criar uma nuvem verde.
A Rhaphidophora tetrasperma é uma pseudo-montera em miniatura para aqueles que não têm espaço para uma verdadeira.
Colocá-la numa mesa separada continua a ser um clássico. Desta forma, é possível exibir colecções de pequenas plantas, como suculentas, fetos em miniatura e violetas.
Em 2025, a tecnologia permite-lhe cultivar quase todas as plantas em casa. Organize-as corretamente, estude as informações sobre os cuidados a ter e utilize sistemas de automatização. A sua selva pessoal tornar-se-á um local de relaxamento para si, onde ganhará força.