A erva-das-pampas é uma planta cerealífera que forma arbustos grandes e tem um aspeto particularmente decorativo quando floresce na segunda metade do verão, quando se formam panículas grandes e fofas nos caules altos das flores.
O arbusto maduro de erva-das-pampas é bastante grande e gosta de luz. Durante a floração, os caules das flores atingem uma altura superior a 2 metros e as folhas estreitas, com cerca de 1,5 metros de comprimento, curvam-se para formar uma fonte circular. Estas caraterísticas devem ser tidas em conta na escolha do local de plantação e na composição da paisagem.
Na sua terra natal, a América do Sul, o capim-das-pampas cresce em planícies húmidas e várzeas de rios, atinge tamanhos gigantescos e é considerado uma erva daninha. Tiramos partido deste facto porque, como qualquer erva daninha, o capim-dos-pampas tem uma elevada taxa de crescimento, é pouco exigente e resistente a doenças e pragas.
Como plantar o capim-dos-pampas corretamente
Vendemos mudas de capim-das-pampas com três anos de idade cultivadas em recipientes C2 (2 litros). Trata-se de plantas totalmente desenvolvidas e já formadas, com um sistema radicular fechado, que podem ser plantadas ao ar livre durante toda a estação - desde o início da primavera até ao final do outono, a uma temperatura do solo de +12-15 graus Celsius.
Para retirar corretamente a planta do recipiente, coloque-a num prato com água antes de a plantar e, em seguida, retire cuidadosamente a plântula das raízes. Se as raízes estiverem bem enroladas em todo o torrão de terra, espalhe-as um pouco e “esmague-as” antes de as plantar - isto acelerará e activará o processo de enraizamento.
Para plantar uma muda de erva-das-pampas, faça o seguinte:
-
Cave um buraco de 60 x 60 x 60 cm e reserve a terra fértil superior - esta será necessária para a mistura do solo.
-
Forre o fundo da cova com uma camada de drenagem de cascalho grosso ou argila expandida, com 10-15 cm de espessura, para garantir a drenagem.
-
Prepare uma mistura de nutrientes composta por: 1 parte de solo fértil nativo, 1 parte de turfa neutra, 1 parte de qualquer matéria orgânica madura ou solo nutritivo comprado.
-
Deite a mistura preparada no monte sobre a camada de drenagem e coloque a plântula de forma a que o colo da raiz fique nivelado com o solo - durante o processo de compactação do solo e de rega, a plântula cairá, mas isso é normal.
-
Deite o solo no buraco em camadas, socando cada camada com as mãos. A meio do processo, adicione qualquer fertilizante composto e de longa duração - este fertilizante durará 2 épocas para o arbusto.
-
Depois da plantação, deve regar generosamente a planta jovem.
-
O solo à volta da planta deve ser coberto com uma camada de casca de árvore com 5-10 cm de espessura para evitar a evaporação excessiva da água do solo, bem como o crescimento de ervas daninhas.
Capim-dos-pampas em paisagismo
O capim-dos-pampas é uma planta versátil que pode ser usada como solitário, como parte de uma composição ou mesmo como uma borda espacial se quiser separar um corpo de água ou embelezar um parque de estacionamento.
Tenha em atenção que as variedades ornamentais de erva-das-pampas têm inflorescências de cores diferentes, por exemplo, a variedade Pink Feather tem panículas cor-de-rosa. Esta caraterística pode ser utilizada para produzir sebes mais decorativas que combinem variedades clássicas brancas e coloridas.
A planta é um excelente pano de fundo para canteiros de flores de estilo natural, bem como um acento numa composição com coníferas.
O capim-dos-pampas fica muito bonito em combinação com equinácea, rudbeckia, variedades ornamentais de yarrow.
No entanto, deve ser lembrado que o arbusto de erva-dos-pampas desenvolve um poderoso sistema radicular ao longo do tempo, que retira a humidade e os nutrientes de outras plantas na mistura, pelo que a frequência de rega e fertilização de tais composições decorativas deve ser aumentada.
O capim-dos-pampas é um destaque único para qualquer jardim na nossa faixa. É fiável e resistente ao inverno, mas ao plantar plantas jovens no outono, é melhor cortá-las até 10-15 cm e cobri-las com serradura, palha ou folhas caídas numa camada de pelo menos 20 cm. Na primavera, esta cobertura deve ser retirada o mais cedo possível, pois o arbusto acorda assim que o solo aquece.
Com uma plantação e cuidados adequados, a erva-das-pampas pode crescer e florescer durante décadas, construindo um habitat mais forte todos os anos. Se o arbusto crescer, pode facilmente dividi-lo.