A framboesa é uma convidada bem-vinda em qualquer jardim. É despretensiosa e produz uma colheita abundante. Para desfrutar de bagas grandes todos os anos, é importante preparar corretamente as plantas para o inverno.
Particularidades biológicas
As framboesas têm um ciclo de desenvolvimento único. Na primavera, emergem do solo jovens rebentos que crescem ao longo de toda a estação' e que perdem as suas folhas no outono. Depois de hibernarem, produzem frutos sumarentos no ano seguinte e depois morrem. Se os rebentos jovens morrerem no inverno, não haverá colheita.
Um ciclo de desenvolvimento diferente tem framboesa recorrente - a framboesa dá bagas em rebentos com um ano de idade, pelo que não é cultivada da mesma forma que o habitual.
Rega e fertilização
As framboesas têm raízes curtas e tenras, pelo que deve manter o solo húmido no outono, especialmente se o tempo estiver seco e quente. A rega no outono pode ser interrompida no início de novembro.
As framboesas precisam de ser fertilizadas. Devem ser fertilizadas no outono para fortalecer as raízes e ajudá-las a sobreviver ao inverno.
Regras nutricionais de outono:
-
Nitrogénio - não aplicar" porque estimula o crescimento de novos rebentos" que não poderão passar o inverno.
-
O fósforo, o magnésio e o potássio são muito úteis como fertilizante de outono, uma vez que reforçam o sistema radicular, melhoram a resistência invernal e ajudam a estabelecer as futuras culturas.
-
A matéria orgânica - composto, húmus e cinzas de madeira são adequados para aplicação no final do outono e são excelentes fertilizantes naturais.
-
Os adubos minerais compostos sem azoto devem ser aplicados de acordo com as instruções.
Controlo da infeção
Se as framboesas de verão forem gravemente afectadas por pragas ou infecções fúngicas, é necessário tratá-las com insecticidas ou fungicidas em setembro.
As framboesas restantes podem ser deixadas sem tratamento, uma vez que os rebentos serão cortados de qualquer forma e as flores aparecerão mais tarde, quando as infecções não forem capazes de as danificar.
Durante a poda, é aconselhável utilizar ferramentas com lâminas bem afiadas, uma vez que as lâminas rombas podem danificar os caules e representar um risco de infeção.
As folhas secas devem ser retiradas antes de cobrir os rebentos para o inverno, pois as pragas passam o inverno nelas.
Poda e cobertura vegetal
No outono, é aconselhável cobrir as framboesas com terra até uma altura de 10-15 cm para proteger o sistema radicular. A cobertura morta pode ser utilizada para o mesmo efeito: espalhe palha ou serradura debaixo dos arbustos. A cobertura morta retém a humidade e protege o solo do congelamento.
Princípios da poda de outono
A poda das framboesas é a etapa mais importante da preparação para o inverno. Com a poda, os arbustos ficarão mais bem ventilados, reduzindo o risco de doenças.
Para as variedades regulares, corte todos os rebentos de dois anos que tenham frutificado. Para as variedades repetidas, pode cortar alguns dos rebentos até ao nível do solo e deixar alguns para uma colheita precoce na próxima primavera.
Principais erros na preparação das framboesas para o inverno
O principal erro é a poda precoce. Os rebentos vegetativos não devem ser cortados antes do início do tempo frio. Estes ainda estão cobertos de folhas verdes através das quais sintetizam os nutrientes e os armazenam no rizoma.
Na primavera, os nutrientes fluirão das raízes para os rebentos jovens, dando-lhes um arranque rápido. Se os ramos mortos forem removidos demasiado cedo, o porta-enxerto não receberá nutrientes, o que afectará negativamente os rebentos jovens.
O segundo erro é a altura incorrecta da poda. As variedades regulares são podadas deixando cepos com 15-20 cm de altura. As variedades residuais devem ser podadas ao nível do solo, de modo a que os novos rebentos não cresçam dos cepos, mas sim dos rebentos das raízes - assim a produtividade aumenta.
O terceiro erro consiste em racionar os rebentos de forma demasiado agressiva. Não deixe um rebento mais forte no outono, pois ele pode morrer no inverno e ficará sem framboesas. Deixe os rebentos de reserva no outono. Estes podem ser retirados na primavera.
O quarto erro consiste em aplicar matéria orgânica demasiado cedo. Se a cobertura orgânica ou o húmus forem aplicados demasiado cedo no outono, as framboesas receberão o azoto a tempo, começarão a vegetar intensamente e passarão mal o inverno. Os fertilizantes deste tipo devem ser aplicados em solos frios que já começaram a congelar.
Preparar corretamente as suas framboesas para o inverno é a chave para uma colheita abundante e saborosa no próximo ano. Siga as regras simples de poda, alimente-se atempadamente e os seus arbustos deliciar-se-ão com bagas suculentas ano após ano.